PROJETO DE EXTENSÃO I – PSICOPEDAGOGIA |
|
|
|
|
|
CURSO: PSICOPEDAGOGIA – BACHARELADO |
|
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – PSICOPEDAGOGIA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. |
|
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Psicopedagogia possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da educação, promovendo condições e reflexões para otimizar a relação da comunidade com o ambiente natural e o ambiente construído, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente, que são importantes para possibilitar uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as problemáticas ambientais da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Fundamentos epistemológicos e sociológicos da educação; Educação Ambiental; Metodologias de ensino; Psicologia da Educação; Educação e diversidade; Pensamento científico.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Executar técnicas básicas e aplicadas, em laboratório e em campo, no contexto educacional;
II – Instrumentalizar a comunidade escolar para a prática social crítica, emancipatória e transformadora;
III – Desenvolver produtos e processos de inovação científica, tecnológica e educacional. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Psicopedagogia idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento e das dificuldades na aprendizagem. A atuação no Programa de Sustentabilidade, demonstra as habilidades para atuar com consciência junto a transformação social por meio da educação, tornando o egresso um agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Tomada de Decisão
Planejamento e organização
Análise e resolução de problemas |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo da extensão no Programa de Sustentabilidade do curso Psicopedagogia está relacionado a transferir para a sociedade os conhecimentos desenvolvidos no curso mediante projetos e ações de apoio na resolução de diversas problemáticas no âmbito da sustentabilidade, auxiliando a comunidade e potencializando o desenvolvimento do coletivo e a integração da escola com a comunidade. |
CONTEÚDOS: |
I – Fundamentos epistemológicos e sociológicos da educação;
II – Educação Ambiental;
III – Metodologias de ensino;
IV – Psicologia da Educação;
V – Educação e diversidade;
VI – Pensamento científico. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VERAS, Marceli. Inovação e métodos de ensino para nativos digitais. São Paulo: Atlas, 2011.
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: os paradigmas do novo contexto empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento. Sociologia da educação. Porto Alegre: Sagah, 2018.
FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2015.
LONGAREZI, Andrea Maturano. Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas: Papirus, 2017.
RODRIGUES, Ana Maria. Psicologia da aprendizagem e da avaliação. São Paulo: Cengage, 2016.
VIANNA, Cláudia. Políticas de educação, gênero e diversidade sexual. São Paulo: Autêntica, 2018. |
RELATÓRIO FINAL: |
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS |
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
|
Local de realização da atividade extensionista: |
|
Durante a ação: |
|
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: |
|
Resultado da ação: |
|
Conclusão: |
|
Depoimentos (se houver): |
|
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
|
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
|
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
|
|
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: |
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: |
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
() |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. |
Reviews
There are no reviews yet.