Description
Projeto de Extensão Acadêmico
Curso: Nutrição – Bacharelado
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE
DESCRIÇÃO:
- Tarefas propostas já resolvidas
- Formatação segundo normas ABNT
- Correção personalizada
- Projetos Exclusivos disponíveis através do nosso WhatsApp.
- Projeto Completo (Capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
Alertamos que é de responsabilidade do comprador fazer as modificações, antes do envio do mesmo.
CURSO: |
NUTRIÇÃO – BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – NUTRIÇÃO |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de Nutrição, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Controle higiênico-sanitário dos alimentos; Sistemas alimentares e sustentabilidade; Indicadores de qualidade na produção de refeições. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Articular conhecimentos de composição, transformação e aproveitamento dos alimentos na atenção dietética;
II – Recuperar e manter o estado nutricional dos indivíduos; III – Planejar, executar e avaliar políticas públicas, programas e ações de alimentação e nutrição. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Nutrição idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Contexto à Comunidade, demonstra as habilidades para atuar na aplicação de conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética; contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais; desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação; atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional; atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária; Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Liderança
Planejamento e organização Análise e resolução de problemas |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de Nutrição, vinculado ao Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para uma atuação global, focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade. |
CONTEÚDOS: |
I – Controle higiênico-sanitário dos alimentos;
II – Sistemas alimentares e sustentabilidade; III – Indicadores de qualidade na produção de refeições. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
GERMANO, Pedro Manuel Leal. Higiene e vigilância sanitária de alimentos. 6. ed. Barueri: Manole, 2019.
ASHLEY, Patrícia Almeida (Org). Ética, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios: (des)construindo limites e possibilidades. São Paulo: Saraiva, 2019. MELLO, Fernanda Robert de; GIBBERT, Luciana. Controle de qualidade dos alimentos. Porto Alegre: SAGAH, 2017. |
RELATÓRIO FINAL: |
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
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